Primeira meditação da Quaresma 2018: “Aprender a ‘desaprender'”

Como anunciado por ele mesmo após a oração do Angelus e com seu tuíte do dia, o Papa Francisco deixou o Vaticano domingo (18/02) e se dirigiu a Ariccia, sudeste de Roma, aonde por uma semana, permanecerá em retiro espiritual.

O micro-ônibus do Vaticano deixou a Casa Santa Marta às 16h, levando o Papa e seus colaboradores mais próximos para a casa dos padres Paulinos ‘Divino Mestre’, aonde até sábado, (24/02) serão feitos os exercícios espirituais de Quaresma.

A primeira meditação, por obra do sacerdote português José Tolentino de Mendonça, teve como título “Aprendizes do estupor”, sugerido pelo Evangelho de João. No texto, Jesus diz à samaritana apenas três palavras: “Dá-me de beber”. Assim como ela se surpreende com tal pedido, nós também ficamos desconcertados – antecipou o pregador – porque estas são as palavras que Jesus dirige a nós:

“ Dá-me o que tem, abre seu coração, dá-me o que é ”

O cansaço de Jesus

Deste estupor, a meditação passa ao ‘cansaço de Jesus’ e ao nosso. Podemos entender o diálogo de Jesus com a samaritana somente se mantivermos diante dos olhos o dom sem limites que Jesus faz de si na cruz. Em ambas as circunstâncias, o sol diz que é meio-dia, a hora sexta. É a hora central do dia, o meio do tempo, que marca o antes e o depois. Não é simplesmente a indicação cronológica, mas o símbolo da passagem de Jesus em nós. Por isso, explicou o sacerdote, mesmo que o relógio assinale outro horário, muitas vezes é meio-dia em nossas vidas. Cada vez que nascemos é meio-dia.

Ele veio nos procurar

Quando Jesus pede ‘Dá-me de beber’, a sua sede não se materializa na água. É uma sede maior. É sede de alcançar as nossas sedes, de entrar em contato com os nossos desertos, com nossas feridas. Nós devemos nos comportar com confiança. Temos que nos reconhecer como ‘chamados’.

Conhecer o dom de Deus

É o Senhor que toma a iniciativa de vir ao encontro de nós. Ele chega antes ao poço. Quando a samaritana entra em cena, Jesus já está lá, sentado. Quanto maior é o nosso desejo, o de Deus é sempre maior. Citando um trecho do ‘Livro dos abraços’ do escritor uruguaio Eduardo Galiano, Padre Tolentino completou:

“ Deus sabe que nós estamos aqui ”

Nossa oração sobe até Deus

Com novas citações, de Tolstoj a Fernando Pessoa, a meditação sugeriu os participantes a “desaprender”:

“Desaprendamos para aprender aquela graça que tornará possível a vida dentro de nós. Desaprendamos para aprender até que ponto Deus é a nossa raiz, o nosso tempo, a nossa atenção, a nossa contemplação, a nossa companhia, a nossa palavra, o nosso segredo, a nossa escuta, a nossa água e a nossa sede”.

Concluindo, Pe. Tolentino exortou os participantes:

“Digamos no nosso íntimo, com toda a verdade de que somos capazes: ‘Senhor, estou aqui à espera do nada’, ‘Senhor, estou aqui à espera do nada’. Ou seja, estou apenas à espera de ti, à espera do que és, à espera do que me dás’

Fonte: Vatican News

Elisete Nogueira da Silva Comitre E familia

PEÇO ORAÇÃO PELA SAÚDE FÍSICA,ESPIRITUAL,EMOCIONAL E PSICOLÓGICA E DÊ SABEDORIA E DISCERNIMENTO PARA DECISÕES EM NOSSAS VIDAS,DERRAMAMENTO E BATIZA DO ESPIRITO SANTO AFASTE A INVEJA,AFASTE AS BRIGAS E FALTA DE PAZ EM CASA ,DÊ MANSIDÃO E EQUILIBRO,CURE A DEPRESSÃO,CURE A ANSIEDADE E NERVOSISMO DAS PESSOAS ABAIXO OBRIGADO AMÉM
Antonio Gomes da Silva , Edson Gomes da Silva ,Maria Nogueira da Silva
Ednilson Antonio Gomes da Silva, Maria do Carmo dos Santos Pereira e familia
Edna Aparecida da Silva Nepomuceno, José Geraldo Nepomuceno
Miguel Aparecido da Silva Nepomuceno Cure a alérgias a ansiedade e nervosismo misericórdia dele
Maria Matildes Nepomuceno, Elisete Nogueira da Silva Comitre, Luciano de Freitas Comitre
Pedro da Silva Comitre Cure a ansiedade e nervosismo e falta de paz misericórdia dele
Micheli da Costa Silva e Gerson Martins Hernandes,Carlos,Raquel e Móises
Davi da Silva Comitre –CURE AS ALÉRGIAS E PNEUMONIA E A GARGANTA Inflamada misericórdia dele
Izete de Freitas Comitre e família e Beto,Gilberto,José Bom e família,Tiago,Valentim Comitre Filho, Adailza, Leonildes,Claudinei dos Santos Pereira dos Santos,Daiza
Maria Madalena Nepomuceno Marcolino Pereira,, Flavio, JoSÉ bom,Tiago
Valdomiro Marcolino Pereira Sobrinho,Leonilda de Freitas Eduardo,José Eduardo,Tiago,Evelyn,Adaiza
Zilda Nepomuceno de Oliveira,Cassio André de Oliveira
Claudinei Pereira dos Santos,Bruno dos Santos,Karina,Karine
Juliana Cristina Pereira e seu namorado e Bruno Daniel Pereira e Juliana ,Antonia e Israel

delma clara mendes diniz

suplicoao sagrado coração de jesus coma intercessçao den.senhora,anjos,arcanjos espirito santo pela minhafamilia especialmente meus sobrinhos(as) entre todos Luan e Luana com seu esposo Joao Ricardo em todo e qualquer trajeto com saúde e paz, emqualçquer lugar e por mim ,conceda-metambemsaude eproteçlãp assimseja….

ATALIBA NAIR E FAMILIA

meu pai criador perdao por todas minha falhas tende misericordia dos teus filhos e lhe rogo o perdao por todos meus pecados.
Meu Pai Eterno cuida de cada um dos meus familiares em especial meus pais ataliba e nair luciano a familia do anibal ribeiro e na minha vida adelita, senhor nos abencoe nos livre de pessoas maldosas invejosas fofoqueiras ladroes e estrupadores cuida senhor de cada um de nos abencoando nossas vidas nossas casas a vida financeira espiritual amorosa.
senhor cuida do nosso trabalho nos livre de pessoas ruim de coracao.
dai nos o pai a prosperidade e muita uniao e alegria.
senhor dai muita saude aos meus pais protecao libertacao sabedoria amor uniao cuida senhor dele cada minuto.
senhor cuida do meu trabalho ( adelita0) do concurso que estou concorrendo do trablho que estou lhe pedindo a trde para tecnico em laboratorio dai me a saude sabedoria alegria amor protecao e libertacao das pessoas invejosas.
senhor cuida do parto da cassia que seja da tua graca. que a aynoha nasca sadia e perfeita que o gabriel seja um grande homem e que vivam em amor harmonia sabedoria e prosperidade.
obrigado o pai por cada um dos meus familiares.
lhe rogo o pai muita prosperidade para cada um.
obrigado por tudo.