Artigo: A importância da família para a vida

juliana
Juliana Buton

Se existe algo ou alguém em que podemos depositar toda nossa confiança é na nossa família. Ressalto que hoje temos vários tipos de família, todavia todas devem ser amadas e respeitadas. A família nos indica os melhores caminhos, e nos proporciona um amor verdadeiro e incondicional. Uma família em harmonia, que se ama mutuamente, permanece unida por uma vida toda.

É também no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores. Aprendemos a perceber o mundo, damos início a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização.  Por isso, é tão comum que nos comportemos como quem nos criou, trazendo traços da personalidade e atitudes muito semelhantes.

Não podemos esquecer que cada um tem um papel fundamental dentro de casa, onde existem direitos e deveres, e todos devem cumprir com suas obrigações. Aí entra o respeito mútuo os deveres diários.

Muitos definem a família como sendo a “base de tudo”, uma expressão bastante utilizada para caracterizar o laço familiar que vai além do sangue, sendo também emocional e espiritual. Mas esta base pode se desintegrar, desgastando e se tornando prejudicial. Então, é preciso preservá-la sempre.

O psicanalista Evilázio Vieira ressalta que: “Um bom relacionamento familiar é a principal arma de combate às drogas e aos problemas emocionais que acometem os adolescentes e os jovens”.

Ele explica que, a partir da adolescência, o jovem procura o ambiente fora de casa e os amigos para buscar aprovação e se identificar, e depois volta para o lar. Quando a família tem uma base sólida e oferece amor e atenção, ele não sente necessidade de buscar uma fuga da realidade nas ruas, ao lado dos amigos; ele usa o ambiente externo de forma saudável. Mas, quando sua vida é instável no âmbito familiar, ele busca suprir na rua aquilo que lhe falta dentro de casa; neste caso, é onde tem início a dependência química, a rebeldia e o comportamento violento.

Portanto, a família é algo único e insubstituível, extremamente necessário para a formação do ser humano. Sua ausência gera graves consequências. Pais e filhos precisam se manter unidos, dialogando diariamente. É preciso cuidá-la com carinho, dedicação e fé, para que sua estrutura se mantenha forte. Ame a sua família!

 

Este artigo foi carinhosamente escrito por Juliana Buton

SEVERINO GERMANO

PELAS INTENÇÕES DO SANTO PADE O PAPA FRANCISCO, PELA LIBERTAÇÃO DAS ADVERSIDADES FINANCERIAS E PARA QUE O MEU PATRTÃO PAFGUE TUDO O QUE É MEU POR DIREITO E PARA QUE SEJAM ABERTAS AS PORTAS DE UM TRABALHO PARA FRANCIEELLY LIMA, JANDERSON E JEFERSON FERNANDES.