Nossa História

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi instalada em São João da Boa Vista no dia 05 de fevereiro de 1984, no terreno adquirido pela Diocese no Jardim São Paulo, haja vista o crescimento da cidade com bairros novos e muito populosos.

A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Tomás Vaquero e concelebrada pelo Cônego Luiz Gonzaga Bergonzini, na época, pároco e coordenador da Igreja Catedral de São João. Na ocasião o padre Damião Van Der Zanden foi instituído o 1º Pároco.

Outras duas celebrações foram realizadas às 7hs e às 18 horas nas capelas ‘São Cristóvão’, na Vila Brasil e ‘Bom Jesus’ no bairro do DER, locais onde, provisoriamente, aconteceriam as celebrações até que a igreja matriz fosse construída.

A planta da Igreja Matriz com 130 m² foi elaborada pelo engenheiro Joaquim Augusto Azevedo Costa e Melo.

Já a benção da pedra fundamental que marcava o início da construção foi abençoada em celebração realizada no dia 12 de junho de 1994 e a obra iniciada no dia 03 de outubro de 1994.

Apelidada de ‘Missa da Unidade’, a 1ª missa foi celebrada na igreja Matriz no dia 28 de outubro de 1995 e, durante a celebração a igreja recebeu a doação de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, doada por José Garcia, morador de Casa Branca. Cerca de mil pessoas estiveram presentes na missa.

A sede da nova paróquia foi inaugurada no dia 05 de dezembro de 1998.

As Capelas

São Cristóvão

O terreno onde foi edificada a capela de São Cristóvão foi doado pela família Valim em 1955 e a primeira missa, presidida por Monsenhor Antônio David, no dia 26 de julho de 1957, sendo que para angariar fundos para a construção, um barracão de festas teve que ser construído no local.

Dado início à construção da igreja, Monsenhor Antônio David escolheu São Cristóvão como padroeiro e assim que foram concluídas as obras, missas mensais eram celebradas por Monsenhor Manoel Vinheta e, posteriormente, semanais celebradas pelo Cônego Luiz Gonzaga Bergonzini.  Desde essa época, carreatas já eram organizadas de modo a festejar o dia de São Cristóvão.

São Bom Jesus

Construída em um terreno doado por Dona Lica Rosa Dias em 1952, a capela São Bom Jesus teve o padroeiro sugerido pela própria doadora, que no ano seguinte já viu a obra se multiplicar quando a igreja comprou o terreno ao lado para a construção de um barracão de festas.

A igreja ficou pronta em 1964 e em 1968 passou por uma reforma que praticamente dobrou seu tamanho.

Na mesma época, moradores do Jardim Crepúsculo também se organizaram dispostos a promover quermesses para a construção da igreja Maria Mãe da igreja.

Párocos

Assim que instituída, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus teve como pároco o Pe. Damião Van Der Zanden que contava com ajuda do Pe. Lauro Valering. Ambos permaneceram na Paróquia até dezembro de 1989 quando foram transferidos.

O cônego Ermenegildo Bíscaro recebeu então a missão de continuar o trabalho pastoral a partir do dia 13 de março de 1990, mas faleceu no ano seguinte, causando grande tristeza aos fiéis.

Para substituí-lo foi designado no dia 14 de julho de 1991 o Pe. Mário Sérgio Marcili, até então, vigário paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em Mogi Guaçu.

A cerimônia de posse foi realizada em um palanque montado em frente ao barracão provisório da igreja matriz. Estiveram presentes na ocasião: o Bispo Diocesano Dom Dadeus Grings; Bispo Emérito de São João e Vigário Geral Dom Tomás Vaquero; Pároco da Igreja Catedral e Vigário Geral, Monsenhor Luiz Gonzaga Bergonzini, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Mogi Guaçu, Padre João Paulo Ferreira Ielo; Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de São João da Boa Vista, Paulo Roberto Valim Santos e o Diácono Wladimir Parreca, além de seminaristas e fiéis pertencentes à nova paróquia.

Posteriormente, devido ao aumento do número de fiéis, no dia 03 de março de 1994 o Pe. Mário Sérgio passou a contar com ajuda do Pe. José Benedito Moraes.

No dia 1º de janeiro de 1995 toma posse o pároco Pe. Luis Paulo Bizaia, que permaneceria na Paróquia até o dia 1º de janeiro de 1999.

Em seu lugar assumiu o cargo no dia 02 de janeiro de 1999 o Pe. Edgar do Carmo Rodrigues, que ficou até o mês de novembro, quando foi transferido.

Pe. Silvano Novaes assume então a posição de pároco até o dia 18 de dezembro de 2000 quando a Paróquia é assumida pelo Pe. Carlos Roberto Vicente.

No dia 10 de setembro de 2004 o Pe. José Eduardo Palma Marques é empossado e no dia 05 de março de 2005 é a vez do Pe. Marcos Antonio Campanhari assumir os trabalhos na comunidade.

Para auxiliá-lo, chega à Paróquia no dia 29 de julho de 2005 o diácono Marco Rossi que permanece até o dia 13 de agosto de 2007 quando se despede para servir na Paróquia São Paulo na cidade de Santos.

Para auxiliar novamente o Pe. Marcos é designado o Pe. Marcos Pitter Inocêncio que permanece como vigário paroquial de janeiro de 2008 a junho de 2010. 

Cronologia 

05 de fevereiro de 1984

Instalação da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus

14 de outubro de 1991

Inicio da construção do muro em torno da casa paroquial 

30 de dezembro de 1991

Inicio da construção do Salão Paroquial.

25 de julho de 1992

Celebrada missa solene em louvor e ação de graças a São Cristóvão. A missa foi presidida pelo então Bispo Diocesano Dom Dadeus Grings que deu benção à nova capela do Santíssimo Sacramento.

09 de junho de 1993

Inaugurado o Salão Paroquia, que passa a funcionar como a Matriz provisória.

12 de junho de 1994

Benção da Pedra Fundamental que marcou o início da construção da igreja Matriz.

03 de outubro de 1994

Início da construção da Igreja Matriz

28 de outubro de 1995

1ª missa celebrada na Igreja Matriz.

05 de dezembro de 1998

Inauguração da Igreja Matriz

04 de outubro de 2001

– Fundação da Camid – Casa de Apoio ao Menor ‘Irma Dulce’

17 de maio de 2005

– Criação do santuário Lar da Unidade. Confeccionado o altar para colocação do quadro com a imagem da Mãe Rainha .

04 de setembro de 2005

Início da construção do salão de festas da igreja Matriz.

18 de novembro de 2005

Entronização da imagem de Maria Mãe da Igreja em sua festa. A imagem foi confeccionada exclusivamente para a capela Maria Mãe da Igreja.

16 de abril de 2006

Entronização da imagem do Imaculado Coração de Maria na igreja Matriz. A imagem ganhou lugar de destaque assim como a imagem do Sagrado Coração de Jesus. 

18 de maio de 2006

Coroação do quadro da Mãe Rainha no santuário Lar Paroquial da Unidade.

19 de junho de 2006

Padre Marcos Campanhari recebe a Medalha de Mérito Cívico da Câmara Municipal.

21 de julho de 2006

Inicio da reforma, pintura e decoração da igreja Matriz.  As obras foram realizadas por voluntários do ECC – Encontro de Casais com Cristo.

21 de novembro de 2006

Missa de inauguração da igreja Maria Mãe da Igreja com benção e instituição do novo Sacrário, colocado na capela junto com a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Nesse dia também houve a coroação e colocação do terço na imagem de Nossa Senhora. 

03 de fevereiro de 2007

Início da reforma da igreja São Cristóvão

10 de novembro de 2007

Re-inauguração da igreja São Cristóvão.

19 de junho de 2009

Celebrado o Jubileu de Prata da Paróquia e sagração da igreja Matriz. Na ocasião, a igreja ganhou altar e ambão e ao final da celebração houve a inauguração da Capela do Santíssimo e benção do Sagrado Coração de Jesus. A solenidade foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Davi Dias Pimentel que descerrou a placa comemorativa.