Nosso Vigário


Pe. Ricardo RamosNosso Vigário: Ricardo Antonio Ramos

Lema sacerdotal: Salmo 57: “Meu coração está pronto, meu Deus”.

Nascido em Caconde-SP, no dia 23 de agosto de 1983, o padre Ricardo Antonio Ramos é filho de Maria Joana Darc Ramos e Sérgio Palásio.

Bacharel em Teologia pela PUC de Campinas/SP e em Filosofia pelo Instituto Diocesano de Filosofia Coração de Maria, de São João da Boa Vista/SP (2007), possui Especialização em Bioética pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum de Roma/Itália (2010), Especialização em Práxis Administrativa Canônica pela Congregação do Clero-Vaticano/Roma/Itália (2010), e Mestrado em Filosofia da Ciência e do Conhecimento pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum Roma/Itália (2010).

Exerceu o Magistério nas disciplinas Filosofia da Religião, Fenomenologia Religiosa e História da Filosofia Moderna. Produziu e apresentou de 2013 a 2016 o Programa Fé e Vida na Rádio Cultura FM 101.9 de Caconde/SP.

Foi secretário e vice-presidente do Diretório Acadêmico João XXIII da Faculdade de Teologia da PUC/Campinas-SP nas gestões de 2011 e 2012. Atuou como colaborador na edição e revisão de textos para a Campanha da Fraternidade de 2013; 2014 e 2015, junto ao Secretariado Executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Integra o Projeto de Memória da Cidade de Caconde/SP junto com a Secretaria Municipal de Cultura do Município, tendo criado e mantido o site memorialcacondense.com.br (2013).

Com o advogado, Dr. Rui Remédio, criou e divulgou o site edmundomigliaccio.com.br, onde publica o pensamento e a obra deste artista plástico brasileiro (2012).

Sacerdote na Diocese de São João da Boa Vista/SP; trabalhou como Vigário Paroquial na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição em Caconde-SP, como Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Silveira Martins-RS, na Arquidiocese de Santa Maria-RS (11/02 a 07/07/2017) e, atualmente, é Vigário Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Tem experiência na área de Teologia e Filosofia, prega retiros, faz palestras e publicações na sua área de formação. Seu lema sacerdotal é tirado do versículo oitavo do Salmo 57: “Meu coração está pronto, meu Deus”.

 

Trabalhos desenvolvidos

- Professor de Fenomenologia Religiosa e Filosofia da Religião no Instituto Diocesano de Filosofia Coração de Maria, em São João da Boa Vista-SP (2014);

- Professor de História da Filosofia Moderna, no Instituto Teológico Filosófico Santa Clara e São Francisco de Assis, em Mococa-SP (2015-2016);

- Assessor Espiritual do Movimento Jovem UAI (Unidos pelo Amor Incondicional), junto à Comunidade Católica Deus Proverá, em São José do Rio Pardo-SP (desde 2014);

- Assessor Forâneo do Setor Juventude na Forania de São José, na Diocese de São João da Boa Vista-SP (2014-2016)

- Assessoria no Congresso Estadual de Jovens do MUR na Arquidiocese de Santa Maria-RS e junto às lideranças pastorais do Santuário Estadual Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, na mesma cidade (2015).

- Assessoria no Congresso para Educadores promovido pela Comunidade Católica Deus Proverá em São José do Rio Pardo (2016).

- Assessor Eclesiástico do Movimento de Renovação Carismática na cidade de São João da Boa Vista-SP (2017)